quarta-feira, 19 de maio de 2010

Roy Orbison - Ooby Dooby (Cover)

"The Tinorbison" cujo apelido artístico mas seu verdadeiro nome é Catarina Isabel Campos da Fonseca, nascida a 22 de Julho de 1992 em Miragaia na cidade do Porto, Portugal, reside actualmente em Baguim do Monte ainda no distrito do Porto.
Filha de Arnaldo Fonseca e Celeste Fonseca, Catarina é uma jovem que dá de tudo pela música. Toca guitarra, canta e compõem as suas próprias canções.
Teve a sua primeira guitarra a sério em 2002 como prenda de Natal oferecida pelos pais que sabiam que ela queria ter uma e tinha imensa vontade de aprender a tocar. Aos 12 anos numa escola privada aprendeu a fazê-lo, mas já de muito mais nova que mostrava esse interesse. O seu primo, que tocou em bandas de garagem e vários instrumentos tais como baixo, bateria e guitarra, foi quem a ensinou a dar os seus primeiros toques.
Uma vez perguntou-lhe:" Fogo Catarina, ainda te lembras desses acordes?!" Pois, ela realmente ainda se lembrava passando tempos e tempos sem pegar na guitarra. Já era notável o seu talento!
Era pequenina apenas com 6 anos e teve uma viola de plástico que era comprado nas feiras e ía para o largo do Calvário perto de casa animar os vizinhos passando a sua alegria, boa disposição e de uma certa forma graça, por ser tão pequena e estar no meio de toda aquela gente que a ansiava ver.
O gosto foi-se revelando de dia para dia e tudo se tornou mais claro, que era isto que Catarina realmente queria para a sua vida não deixando nunca os estudos de lado.
Seu forte ídolo, Roy Orbison tornou Tina, uma jovem inspiradora com suas canções e foi também quem a ajudou e deu uma grande iniciativa na aprendizagem da guitarra.
Já actuou por 3 vezes com seus colegas de escola de música no Cine- Teatro da Batalha no Porto, abrindo-lhe portas para o público e o mundo do espctáculo.
Amante da boa música, a jovem cresceu a ouvir muita e muita que a acompanhou e acompanha sempre para onde quer que vá. Já seu pai, é um "HAS" mas não sabe tocar qualquer instrumento nem cantar, mas sim apreciar o que realmente é bom e as falhas. Ele tem bom ouvido e é conheçedor de muitas bandas inclusive antigas. 
Hoje,a jovem tenta ser conheçida por todos para mostrar o que realmente vale e ter o seu sucesso mereçido postando alguns dos seus videos na plataforma do youtube.
Para quem estiver interessado, pode acedê-lo sempre que quiser!!!




►Perguntas mais frequentes:

➜Que géneros musicais gostas?
"Eu sou mais virada para música antiga, de todos os géneros menos ópera hehe. Como anos 50, 60,70 e 80, o estilo country americano, rock and roll, rockabilly, pop rock, rock, acústica, fado mas de qualidade, entre outros."

➜Achas que as músicas modernas são boas e de qualidade?
"Depende, porque eu acho que boa música só foi mesmo dos anos 90 para tráz, é a minha opinião! Embora haja boa música também actualmente, mas cada vez é mais difícil criar uma sonoridade diferente, porque já existe muita coisa! Tenho vindo a reparar que cada vez substituem os instrumentos por computadores e sintetizadores, e isso para mim não tem piada! Uma música quer-se com instrumentos reais."

➜Com quem gostarias de actuar um dia?
"Roy Orbison sem dúvida, mas ele infelizmente já faleceu à mais de 20 anos, por isso é impossível!"

➜É verdade que consegues obter maior inspiração em dis de chuva?
"Sim , é verdade! E não só. Nós devemos procurar aqueles dias em que estamos mais inspirados para compôr. Eu não só gosto de compôr quando está de chuva como quando estou meramente triste. Consigo obter melodias fantásticas e dentro daquilo que eu procurava ha muito tempo. Não quero com isso dizer que em tempo de bom sol não componha, mas é mais usual nas situações que referi anteriormente.
Para mim compôr uma música é algo que provém de dentro de nós, do que nós estamos a sentir naquele momento e transmitimos através de uma forma diferente e isso é fantástico, é como uma necessidade para mim exprimir-me dessa forma, uma vez que não gosto de expôr os meus sentimentos muito directamente às outras pessoas! Assim como há quem exprima através da escrita, pinturas, entre outras artes! "

➜Qual é a marca da guitarra que sempre sonhaste ter?
"Hehe, eu gostava de muitas boas marcas como a Fender, Gibson, Gretsch, mas a minha preferida é a Gibson 335 e hei-de ter uma concerteza, quando ganhar para ela (risota)."


➜Quantas guitarras tens na tua colecção?
" Tenho 4 guitarras, das quais 2 são clássicas, e as outras 2 acústicas (folk e semi eléctrica vintage)."

➜Como se chamam as tuas guitarras? Tem nomes adoptados? Como a Lucile?
"Sim sim, uma chama-se Roy Orbison, outra Cathy, Arnold e Celest."

➜Qual o suporte que gostas mais de ouvir música?
"O meu suporte favorito e isso ninguém me tira é o vinil...Acho que tem magia. Só o facto de ver aquela grande rodela a girar e saber que de la sai som, é realmente espectacular e misterioso. E o trabalho que dá para por a tocar, dá uma outra sensação!!"

➜Fazes colecção de vinis?
"Sim! Estou constantemente a comprar, porque já é um vício!
Dizem-me que é um vício bom. Antes isso que consumir álcool ou tabaco..."

➜Que gostas de fazer nos teus tempos livres?
"Adoro imenso passear com os meus pais, apreciar a natureza, viajar, tocar guitarra, cantar, compôr, ver DVD´s musicais, estar no computador, rir um pouco com os poucos amigos que tenho, fazer videos para o youtube e dedicar-me aos que me rodeiam e me mereçem principalmente."

➜Qual era a tua viagem de sonho?
" Haaa. sempre sonhei ir aos EUA, inclusive ao Texas e California, mas é caríssimo, e para já não, mas tenciono ir o mais depressa possível!"

➜Quem são as pessoas mais queridas que tens?
"Sem dúvida os meus pais, porque são eles que levam comigo todos os dias (risota), me tornam cada dia que passa uma pessoa com virtudes e me fazem crescer saudavelmente. São eles que me dão tudo aquilo
que preciso e que me fazem feliz. Sem eles não era o que sou e tenho a certeza absoluta disso."

➜O que exiges dos outros a ti?
"Respeito, porque também sei respeitar os outros e detesto mentiras à descarada, falsidade e hipocrisia e sobretudo brincadeira com coisas demasiado sérias.."

➜Qual a tua comida favorita?
"Frango, frango e frango, cozinhado de qualquer maneira e cozido à portuguesa!"

➜Bebes ou fumas?
"Sim, fumo passivamente e bebo água e sumo hehe "

➜És racista?
"Nada mesmo. Tenho amigas de côr e de vários países. Adoro!! Acho que aprendo muito com elas e enriqueço muito o meu connheçimento cultural e intelectual ..."


Se quiser contactar a artista para a  conheçer melhor ou lhe fazer alguma questão pode faze-lo através do seguinte e-mail: tininhah_69@hotmail.com ...e seja bem vindo!







"Se a música não existise eu também não existia, porque eu sou filha dela!"...By: TheTinorbison


"A liberdade é a melhor coisa que o ser humano pode ter"...By: TheTinorbison

"Por vezes temos de tomar decisões difícieis para nos libertarmos de um sofrimento"...by: TheTinorbison


"Tocar guitarra até morrer!"....By: TheTinorbson



"Escrever é usar as palavras que se guardam, se tu falares de mais, já não escreves, porque não te resta nada para dizer"....By: Prof.Nuno Queiroga



(Todas as fotos são da autoria de "TheTinorbison" ⓒ2010
                                                                                   ⓒ2011 )

Canais que pode visitar:

http://www.youtube.com/user/TheTinorbison (canal do youtube TheTinorbison)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Gosta do meu site?